quinta-feira, 17 de março de 2011

 NOTICIAS
Pantanal deve ter a maior cheia dos últimos dois anos
Meio ambiente - 15/03/2011
Pantanal deve ter a maior cheia dos últimos dois anos
O Rio Paraguai terá o maior nível dos últimos dois anos, chegando à média de 4,5 metros, segundo a unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Corumbá (MS), no Pantanal.
Foi a segunda previsão de cheia para o Rio Paraguai em 2011 divulgada pela Embrapa Pantanal, que recomenda que os pecuaristas fiquem em alerta. Alguns produtores já estão retirando o gado das áreas mais baixas. Muitas fazendas da região estão ilhadas e algumas estradas intransitáveis.
O pesquisador responsável pelas previsões, Ivan Bergier, da Embrapa Pantanal, afirma que, se as chuvas que caíram em janeiro e fevereiro se mantiverem por todo o mês de março, o rio Paraguai poderá superar o nível de 5 metros. Se forem mais intensas, podem chegar até a 6 metros. Nesse cenário, o pico da cheia deverá ser registrado em abril, provavelmente na segunda quinzena.
Em 2008, o Rio Paraguai passou por seu último período de cheias, chegando a 5,29 metros de altura. Em 2010, ao contrário, o rio passou por uma longa estiagem, registrando 1 metro de altura no início de novembro, nível que permaneceu até janeiro de 2011. O pico de cheia do rio no ano passado foi 4,36 metros, marcado no dia 22 de julho, menor do que a previsão para 2011.
No próximo dia 31, a Embrapa Pantanal divulgará a terceira previsão de cheia do Rio Paraguai, que será mais precisa.
O Rio Paraguai nasce na Chapada dos Parecis, no Mato Grosso, e desce em direção ao Pantanal sul-matogrossense, onde é medido em Ladário, com a centenária régua da cidade. O rio passa ainda pela Bolívia, pelo Paraguai e pela Argentina.

Revista National Geographic

8 comentários:

  1. a cituação ta preta por la
    clayton
    mecanica
    matutino

    ResponderExcluir
  2. Professora essa chuva com tanta intenssidade tem alguma coisa a ver com efeito estufa?
    Argemiro
    informatica, vespertino

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. ficamos preocupados quando vemos que o homem está aos poucos destruindo o seu proprio patrimonio.

    Rebeca Vital Fernandes - Eletrotecnica - Matutino

    ResponderExcluir
  5. E isso ae Rebeca.... O Proprio Ser Humano está destruindo o meio ambiente, o aquecimento Global e um problema muito serio para a humanida. Acho que deveriam ser ensinados desde pequeno a cuidar do meio ambiente, as pessoas não estão nem ai com o planeta...só pensam em consumir, desmatar, mas a natureza vai dar o troco "rsrsrssr"...Vamos cuidar do Planeta ifemienssianos...
    Nicholas P. Peterle/Matutino/Eletrotecnica

    ResponderExcluir
  6. Este video mostra não só a força da natureza mas o que o homem vem fazendo à ela. ois nós mesmos somos culpados e injustos por culpar a propria natureza

    ResponderExcluir
  7. Professora esses locais recebem mesmo essa quantidade de chuva ou tem alguma relação com os problema ambientais?
    Bruna Cuevas/Informática /Matutino

    ResponderExcluir
  8. Que vídeo que tem ai que eu não ví ?....
    ah... e se ninguem percebeu, ele falou que é a maior cheia de dois anos !!! isso quer dizer que houve maiores,isso que ele esta informando ali encima já acontece a muito tempo todo o ano, bem antes de nós nacermos já aconteciam as Cheias. então não é novidade nenhuma nessa informação. E a respeito do efeito estufa ... acho que isso pode sim estar afetando, mas não é tudu isso que falam não.
    Igor Fagundes Lemos ELETROTÉCNICA/MATUTINO

    ResponderExcluir